O Perigo do Ciclamato de Sódio (Sucaryl, Assugrim, Coca Zero)

O Perigo do Ciclamato de Sódio (Sucaryl, Assugrim, Coca Zero)


Em 1958 foi aceito como "Usualmente Reconhecido como Seguro", mas em 1966 um estudo reportou que o ciclamato produzir a Ciclo-hexilamina, composto tóxico em animais. Outro estudo em 1969 mostrou que o ciclamato aumentava a chance de câncer na bexiga em ratos. Outro estudo ainda mostrava casos de atrofia testicular em ratos.
Em 1969 o FDA baniu a venda do ciclamato nos Estados
Unidos.

O ciclamato é também conhecido como o edulcorante E952.

No Brasil, os adocantes Sucaryl e Assugrin contém ciclamato. De acordo com o site Sua Dieta da UOL, temos ainda o Dietil, Doce Menor, Tal e Qual e Zero-cal. Estes contém ainda a sacarina sódica, que misturada ao ciclamatoaumenta a incidencia de câncer em ratos.

"Fique atento aos rótulos dos alimentos industrializados ricos em sódio como batatas fritas, caldo de carne e outros caldos concentrados, temperos prontos, embutidos (salsicha, mortadela, lingüiça, presunto, salame, paio). Os adoçantes a base de ciclamato de sódio e sacarina sódica e os aditivos aji-no-moto (glutamato monossódico), benzoato de sódio, guanilato de sódio, inosinato de sódio também devem ser evitados"...

Se você sofre de enxaqueca, procure evitar ao máximo todo e qualquer tipo de açúcar e adoçantes. Ao seguir um programa abrangente elaborado especialmente para isso, acabam por nem sentir tanta falta de todo esse açúcar, e muito menos do adoçante.
Experimente você também, viver com menos açúcar e sem adoçantes. Pode ser mais fácil - e mais proveitoso - do que você imagina!